NOVA ERA (MG) – O sargento Frois e soldado Bruno salvaram a vida de uma bebezinha de apenas três meses de vida, que estava engasgada com o leite materno. A criança foi levada ao hospital, onde foi examinada e a bem.
Segundo informações, na noite desta quarta-feira, dia 30 de agosto de 2023, os militares estavam em patrulhamento preventivo nas ruas do bairro Das Graças, quando depararam com o casal desesperado, com a criança nos braços, pedindo socorro, informando que a criança não estava conseguindo respirar.
Os militares imediatamente pegaram a criança e seguiram rapidamente para o hospital São José, enquanto realizavam a manobra de Heimlich, conseguindo desengasgar a criança durante o trajeto ao hospital. Naquela unidade hospitalar, a criança foi examinada pela equipe médica e a bem.
O Portal Rede Nova Era entrevistou o sargento Frois que disse que “para mim foi uma ação imediata, nossa guarnição identificou a situação e já iniciou os procedimentos, essa ação com êxito somente foi possível pelo treinamento que recebemos da corporação, estamos felizes que conseguimos ajudar”.
Socorrista experiente do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave) fala sobre a ação – A aspiração de corpo estranho (ACE) é um acidente grave e potencialmente fatal, que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças. O diagnóstico precoce da ACE é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal.
Com uma experiência de 10 anos na área do Atendimento pré-hospitalar, o socorrista e bombeiro civil Lindiomar Reis destaca a importância da manobra, “por sua gravidade, o engasgo é considerado uma emergência, pois pode levar a pessoa à morte por asfixia, sendo assim, qualquer indivíduo que conhecer a manobra de Heimlich pode agir rapidamente, ajudando a evitar as sérias complicações decorrentes do engasgo. A ação imediata dos militares foi essencial para o sucesso desta ocorrência”, destacou Lindiomar Reis.